logo

ALERTA

Com flexibilização nas restrições, casos de Covid voltam a aumentar em Mato Grosso


Por ALLAN MESQUITA - GD

img

ALLAN MESQUITA - GD

Dados do Observatório Social da Covid-19 afirmam que a curva de contaminação voltou a subir em Cuiabá. A análise foi feita com base nas informações publicadas pela Secretária de Estado de Saúde Mato Grosso (SES) e comparada com dados nacionais. 
 

De acordo com o professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Moisés Cecconello, os boletins vêm apresentando uma realidade preocupante e totalmente contrária do que se esperava.
 

“Quando a gente olha para a baixada cuiabana, a gente vê que esses números estão crescendo além do que era esperado. Ou seja, inverteu a lógica. A gente tinha uma tendência de queda no número de casos, e isso foi invertido, agora a tendência é de crescimento”, alertou.
 

Neste domingo, a SES confirmou mais de 166 mil casos de Covid-19 e 4.252 mortes causadas pela doença. Nas últimas 24 horas, foram mais 8 mortes. A taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva está em cerca de 35% para UTIs adulto e em 16% para os leitos comuns.
 

Durante toda a última semana, a média móvel de mortes no Estado esteve em alta, segundo o Consórcio de Veículos de Imprensa. A informação foi confirmada através do painel de média móvel de mortes, calculado com base nos óbitos diários dos últimos sete dias.
 

Diante disso, o Estado ficou entre os dezoito que mais apresentaram aceleração no número de óbitos. Cecconello enfatiza ainda que o crescimento no número de casos é da falta de isolamento, que atualmente chega a 35% na capital.  
 

Nas últimas semanas a prefeitura flexibilizou ainda mais o funcionamento do comércio. Os reflexos das liberações podem ser visualizadas através de bares lotados, festas, aglomerações e desrespeito as medidas de biossegurança. 
 

“A gente vai passar por um período de festividade de fim de ano e as pessoas vão ter ainda mais o contato com aglomeração e com um número maior de pessoas. Tudo isso são fatores que ajudam na propagação da doença”, concluiu. 


EDUCAÇÃO SUPERIOR

Mato Grosso teve 7,7 mil aprovados no Sisu 2026

Estado preencheu 97% das vagas ofertadas. Ao todo, mais de 1,8 milhão de pessoas se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada. O bacharelado em medicina, da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), foi o curso mais concorrido


BLACK FRIDAY E NATAL

Transações nas máquinas de cartões do Sicredi registram recorde

Transações somadas nessas duas datas ultrapassaram R$ 15 bilhões, com crescimento em todas as modalidades de pagamento


ELEIÇÕES 2026

Advogada cacerense é lançada como pré-candidata a deputada federal pelo Novo

O Partido Novo definiu, em reunião realizada nesta quarta-feira (04), que a advogada cacerense Débora Pacheco será a representante da sigla em Cáceres nas eleições de 2026 como pré-candidata a deputada federal. A decisão redireciona o projeto inicial, que previa uma disputa por vaga na Assembleia Legislativa, e passa a concentrar esforços na busca de votos em toda a região...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.